quinta-feira, 10 de julho de 2014

Vivências e experiências a partir do contato com a arte - Rejane Coutinho


A arte-educadora norte americana Diana Korzenik4, também pesquisadora dos legados históricos do ensino de arte, lembra que “é um truísmo dizer que os professores tendem a ensinar como foram ensinados”. Se acreditarmos que isso é verdade, então, buscar situar nossa história pessoal é uma tarefa que amplia nossa capacidade reflexiva e crítica apontando para possíveis mudanças em nossa prática, pois sabemos que os professores querem fazer mais do que apenas repetir como eles foram ensinados. Para reconstituir e redigir uma história de vida com a arte pode-se começar a pensar nas relações da arte e da cultura em geral com a nossa história particular nos fazendo as seguintes questões:

 

·         Qual a relação de meus pais com a arte e com a cultura?
 

·         Qual o papel da arte em nossa vida familiar? O que se falava sobre arte na família? Que imagens eram apreciadas, por exemplo?


·         Quais manifestações culturais estavam presentes em minha infância? Do que brincávamos? Como nos divertíamos?


·         Quando e como aprendi arte na escola? Quem era e como era o professor de arte? O que ensinava? O que eu gostava de fazer?


·         Como posso definir o programa e as concepções de ensino de arte da escola?


·         O que eu aprendi na escola tinha relação com o que eu experimentava em termos de arte e cultura em casa e na comunidade?

 
Ao responder a essas perguntas estaremos mapeando nossa formação artística e estética, situando nosso repertório em relação a nossas concepções e valores no campo da arte, situando o clima educacional e ideológico de nossa formação, como também o contexto político e social onde se fincam nossas raízes culturais. Se o trabalho puder ser feito coletivamente, estaremos ampliando as possibilidades de trocas, contrapondo diferentes pontos de vista de situações semelhantes. Ao ouvir a história do outro temos melhores condições de nos situar ante a nossa própria história. É um processo de autoconhecimento que pode nos levar a entender como é que tenho as idéias que tenho.

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