quinta-feira, 10 de julho de 2014

ARTE NA EDUCAÇÃO: SITUANDO DISCURSOS SOBRE O ENSINO DE ARTE - Gilvania Maurício Dias de Pontes – UFRGS


Na contemporaneidade, alguns princípios da educação mudaram e na Arte também ocorreram transformações conceituais. Ao contrário do modernismo, que valorizava, sobretudo, a originalidade e independência em relação ao entorno, a Arte contemporânea retoma a presença e a influência de imagens no ato criador. Constitui-se, desse modo, uma concepção de Arte que não nega a presença da história e da influência dos códigos culturais na criação artística.

O entendimento de criança e de educação para infância também foi ressignificado na contemporaneidade. A criança passou a ser percebida como um ser de direito, entre eles o direito de acesso aos objetos culturais. É preciso considerar que ela atua sobre esses objetos culturais produzindo sentidos. Um dos facilitadores desse processo é o da mediação do adulto, apresentando-lhe o que ainda não sabe, investindo na ampliação do olhar e na atuação das crianças sobre o seu entorno.

A visão contemporânea de Arte/Educação tem colocado a necessidade de resgatar o valor da arte nas escolas como um saber e um fazer passíveis de reflexão e de construções cognitivas; um conhecimento que pode ser aprendido e ensinado também na escola. Nessa perspectiva, três importantes tendências podem referenciar o ensino de Arte: Interculturalidade; Cultura Visual e Abordagem Triangular.

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